Projeto, desenvolvimento e teste do sistema de ignição tocha para motor de foguete híbrido

Resumo

Os sistemas desenvolvidos para ignição de motores de foguete propelente hibrido são usualmente realizados através de cargas pirotécnicas ou sistemas catalíticos.  Normalmente, esses sistemas possuem a desvantagem de promover uma única ignição. Neste contexto, o presente trabalho visa desenvolver e testar o conceito alternativo: um sistema de ignição através de uma tocha, utilizando como propelentes Metano (CH4) e Oxigênio (O2) ou Oxido Nitroso (N2O). A arquitetura desse sistema tem como principal vantagem a possibilidade de múltiplas ignições e reutilização do próprio oxidante do motor do sistema propulsivo. Durante a execução do projeto os requisitos do sistema serão analisados e o processo de desenvolvimento do projeto será concebido levando em conta os cálculos do escoamento e o design dos sistemas mecânicos, elétricos e eletrônicos, assim como, a análise térmica.

No passo seguinte, serão realizados os planos de produção e teste, mostrando os requisitos mínimos para o desenvolvimento do projeto, as expectativas, os resultados e os benefícios do sistema tocha de ignição operacional, para pesquisa de motor de foguete propelente hibrido.

A criação do sistema de tocha ignição será a chave tecnológica para operação confiável do motor de foguete. Este trabalho está baseado em analises previas realizadas pelo Grupo de Propulsão Química de Universidade de Brasilia.

Pular para o conteúdo