Resumo
Os sistemas desenvolvidos para ignição de motores de foguete propelente hibrido são usualmente realizados através de cargas pirotécnicas ou sistemas catalíticos. Normalmente, esses sistemas possuem a desvantagem de promover uma única ignição. Neste contexto, o presente trabalho visa desenvolver e testar o conceito alternativo: um sistema de ignição através de uma tocha, utilizando como propelentes Metano (CH4) e Oxigênio (O2) ou Oxido Nitroso (N2O). A arquitetura desse sistema tem como principal vantagem a possibilidade de múltiplas ignições e reutilização do próprio oxidante do motor do sistema propulsivo. Durante a execução do projeto os requisitos do sistema serão analisados e o processo de desenvolvimento do projeto será concebido levando em conta os cálculos do escoamento e o design dos sistemas mecânicos, elétricos e eletrônicos, assim como, a análise térmica.
No passo seguinte, serão realizados os planos de produção e teste, mostrando os requisitos mínimos para o desenvolvimento do projeto, as expectativas, os resultados e os benefícios do sistema tocha de ignição operacional, para pesquisa de motor de foguete propelente hibrido.
A criação do sistema de tocha ignição será a chave tecnológica para operação confiável do motor de foguete. Este trabalho está baseado em analises previas realizadas pelo Grupo de Propulsão Química de Universidade de Brasilia.



